Caminho Português da Costa para Santiago de Compostela por Esposende.
Um percurso marcado, vindo de Rates, com as características "setas amarelas" indicam o Caminho Português da Costa de Peregrinação a Santiago de Compostela assinalado por dois marcos: um no início de Esposende, na freguesia de Fonte Boa e outro em Antas (S. Paio) a indicar o fim dos seus suaves e agradáveis 19,55km.
Tendo sido usada a Via Veteris, na Idade Média, como forma de chegar a Compostela, será somente na Época Moderna que o Caminho Português de Peregrinação à cidade de Santiago, onde jazem os restos mortais do Santo Apóstolo, tomará um maior relevo.
Por este caminho circulam actualmente milhares de Peregrinos que, movidos por diversas espíritos e formas - a pé, a cavalo, de bicicleta ou até mesmo de barco -, seguem as "setas amarelas" sem olhar para trás. Por caminhos esposendenses passaram, quiçá, também alguns monarcas: D. Afonso II, a Rainha Santa Isabel e o rei D. Manuel I, tendo atravessado o Cávado pela Barca (Gemeses - Fonte Boa) rumo a Santiago.
Não é por acaso que ainda se observam, em quantidade, as marcas da devoção e evocação deste espírito de peregrinação, patentes em igrejas, alminhas e cruzeiros, um pouco por todo o concelho, nos seus 20km, desde Apúlia a Antas (S. Paio). Nomes como "Estrada Real", "Estrada dos Cavaleiros" ou "Estrada Velha" (Karraria Antiqua ou Via Veteris) estão ainda bem presentes e indicam-nos sempre um mesmo sentido!
Com uma ampla oferta de alojamentos, serviços e comodidades, Esposende ainda oferece um albergue (Cruz Vermelha - delegação das Marinhas) e a Pousada da Juventude Foz do Cávado para pernoitar e relaxar.
Se hoje os caminhos são um pouco distintos dos usados em outros tempos, devido um pouco às mudanças de desejos do homem e dos distintos e característicos ritmos de evolução da paisagem, o espírito, porém, mantém-se o mesmo, do homem perante a sua Fé e na conquista de um objectivo, seja ele pessoal ou colectivo.
Porém, se o seu destino é Santiago de Compostela, aproveite para apreciar a passagem por Esposende; observando e sentindo aquilo que a Natureza nos proporcionou por estas paragens ao contemplar o Parque Natural do Litoral Norte, a nossa orla e praias, os rios Cávado e Neiva e, ao passar sobranceiro aos montes que pertencem à Arriba Fóssil, admire também as marcas do homem nestas terras, patentes nos muitos monumentos que irão assinalar e colorir este troço do Caminho. Sinta a simpatia das gentes e a nossa hospitalidade e, claro, nunca deixe de provar a nossa gastronomia!
Certamente, se completar este mosaico - característicos desta terra - chegará a Santiago e dizer que também parou em Esposende e apreciou o Caminho, porque "Esposende, é um privilégio da natureza"!
Brochura dos Caminhos de Santiago – Caminho da Costa (Esposende)
Download do Percurso