Uma das mais desafiantes provas de superação na modalidade de BTT volta a ter o ponto de chegada na foz do rio, em Esposende, percorrendo cerca de 150 km, desde a Serra do Larouco, em Montalegre, por terras de média e alta altitude.
Depois do inequívoco sucesso das edições anteriores, explorar ainda mais os trilhos que ladeiam o rio Cávado, valorizando a sua ecovia e a natureza no seu esplendor no abraço a toda região hidrográfica, são alguns dos objetivos de mais uma edição, a qual também contempla um incremento no número de inscrições.
O trajeto percorrerá as margens do rio Cávado, permitindo aos atletas desfrutar das majestosas paisagens de singular história e estórias de um rio de alma e beleza naturais, aliando a prática desportiva ao gosto pela Mãe Natureza.
Associada a estes aspetos está a promoção dos territórios atravessados pela prova, em parceria com os municípios de Esposende, Barcelos, Braga, Vila Verde, Amares, Terras de Bouro, Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho e Montalegre, numa dimensão supra municipal, criando um maior envolvimento e união entre os municípios.
Aberto à participação de qualquer pessoa com mais de 18 anos, o Transcávado 2022 terá desafios à medida de cada um e pode ser percorrido em duas etapas, na versão Transcávado Slow Race (dias 1 e 2) – uma versão mais tranquila, ligando Montalegre a Terras de Bouro e Terras de Bouro a Esposende – e a Transcávado Race (dia 2) – numa só etapa, uma versão mais competitiva, destinada aos mais audazes.
Esta prova é dirigida também a equipas de dois elementos que farão o percurso com autonomia e com orientação por GPS. Esta organização da empresa municipal Esposende 2000 pretende que a 6.ª Edição do Transcávado BTT-GPS seja a afirmação e consolidação das edições anteriores, apostando no reforço de toda a logística, nomeadamente transporte de pessoas, bicicletas e mochilas, alimentação e dormidas, com pontos de recolha em Esposende e Montalegre, assim como uma particular atenção para com a responsabilidade ambiental.
Fomentar o sentimento de pura liberdade em cima de uma bicicleta aos betetistas, enquanto se confirma o Transcávado BTT-GPS como um evento potenciador do Turismo Desportivo e de Lazer na região norte e no panorama nacional é o fundamento último da organização e o repto do Rio Cávado: o rio que nos UNE!